Diz não ao tabaco !
O TABACO
O tabagismo é a causa directa ou indirecta de 100 doenças.
De entre os males causados pelo cigarro, estão 30% de todos os tipos de cancro, 85% de doença pulmunar obstrutiva crónica, 25 a 30% das doenças coronárias e 25% dos acidentes vasculares cerebrais. Além disso, os bébés cujas mães fumaram durante a gravidez são mais vulneráveis à morte súbita, asma e outras doenças respiratórias.
As principais substâncias do tabaco são:
- Alcatrão
- Nicotina
- Monóxido de carbono
(...e muitos mais...)
COMO SURGIU O TABACO ?
O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 A.C. , nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágico-religiosos.
A planta, científicamente chamada nicotina tabacum, chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupis-guaranis.
Quando os portugueses aí desembarcaram, tomaram conhecimento do tabaco, pelo contacto com os índios.
A partir do século XVI o seu uso disseminou-se pela Europa, introduzido por Jean Nicot, diplomata francês vindo de Portugal, com uma utilização medicinal para curar as enxaquecas de Catarina de Médici, rainha de França.
As sua folhas foram comercializadas sob a forma de tabaco para cachimbo, rapé, tabaco para mascar e charuto, até que, no final do século XIX, se iniciou a sua industrialização sob a forma de cigarros.
O seu uso espalhou-se de forma epidémica por todo o mundo a partir de meados do século XX, ajudado pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de publicidade e marketing.
Os preços dos maços de tabaco são aproximadamente de 2.80/2.90 €
(Ana Margarida)
1 Comments:
não é a vida que se perde...é o que se perde na vida!
CONTINUEM A LUTA!
Enviar um comentário
<< Home