28 novembro 2006

Nova página da nossa Escola na Internet



Já está "on line" a nova versão da página ("site") do nosso Agrupamento de Escolas na Internet.

Experimenta dar uma espreitadela....vale a pena.

Ainda não tem muitas coisas mas, a pouco e pouco, irá melhorando o seu conteúdo.

Tens uma ligação para a página, mesmo aqui ao lado : na coluna do lado direito - é só clicar em "Escola Noronha Feio"!

(dt)

24 novembro 2006

Diz não ao tabaco !



O TABACO
O tabagismo é a causa directa ou indirecta de 100 doenças.
De entre os males causados pelo cigarro, estão 30% de todos os tipos de cancro, 85% de doença pulmunar obstrutiva crónica, 25 a 30% das doenças coronárias e 25% dos acidentes vasculares cerebrais. Além disso, os bébés cujas mães fumaram durante a gravidez são mais vulneráveis à morte súbita, asma e outras doenças respiratórias.
As principais substâncias do tabaco são:
- Alcatrão
- Nicotina
- Monóxido de carbono
(...e muitos mais...)

COMO SURGIU O TABACO ?
O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 A.C. , nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágico-religiosos.
A planta, científicamente chamada nicotina tabacum, chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupis-guaranis.
Quando os portugueses aí desembarcaram, tomaram conhecimento do tabaco, pelo contacto com os índios.
A partir do século XVI o seu uso disseminou-se pela Europa, introduzido por Jean Nicot, diplomata francês vindo de Portugal, com uma utilização medicinal para curar as enxaquecas de Catarina de Médici, rainha de França.
As sua folhas foram comercializadas sob a forma de tabaco para cachimbo, rapé, tabaco para mascar e charuto, até que, no final do século XIX, se iniciou a sua industrialização sob a forma de cigarros.
O seu uso espalhou-se de forma epidémica por todo o mundo a partir de meados do século XX, ajudado pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de publicidade e marketing.
Os preços dos maços de tabaco são aproximadamente de 2.80/2.90 €

(Ana Margarida)

O Fim dos Zumbis (1)

o
Quatro anos depois daquele acidente em Portugal, Diogo teve que ir para América.
Os zumbis alastraram-se pela Europa e depois pela Ásia.
Diogo chega, todos sabem do desastre, Diogo vai ao governo e conta-lhes o que sabe:
- Os zumbis ocupam agora a Europa e a Ásia e parece que eles estão a agir como humanos.
Fabricam casas e comem carne animal, mas continuam a atacar os humanos, estão mais fortes e espertos, e eu ouvi um deles a falar de um tal Saddler, que está a fazer a sua religião. Parece que ele descobriu um novo parasita, as plagas; também ouvi falar de uns prisioneiros numa igreja, e depois fui-me embora.
-Peço-te que vás lá outra vez, é que a minha filha Susana foi raptada e pode ser que a encontres por lá.
- Assim o farei.
Um mês depois, Diogo parte para Espanha preparado com uma mala, com uma pistola e balas. Diogo chega a Espanha, sai do carro e vai em direcção a uma casa velha. Estava lá um homem. Diogo pergunta-lhe se viu a rapariga da foto, o homem vira-se com um machado com sangue e tenta cortar a cabeça de Diogo, mas Diogo desvia-se e dá-lhe 2 tiros, e homem morre.
Diogo vasculha a casa e encontra uma mulher sem os dois braços, meia comida. Diogo dirige-se para a aldeia.
Quando lá chega, espreitando entre uma árvore, ele vê um polícia espetado com um ferro entre os pulmões e a ser queimado. Diogo vai em frente e começa a disparar contra eles, mas eles vinham de todas as direcções e Diogo estava a ficar sem balas. Diogo entra numa casa, sobe para o 1º andar e encontra uma caçadeira, pega nela e começa a disparar contra a cabeça deles, por momentos até apreciou a carnificina, pois gostava de ver cabeças a saltar, 1 tiro aqui, um tiro ali, era sangue por todos os lados. O sino da igreja começa a tocar, todos os zumbis se vão embora e Diogo diz para si: “onde é que vai toda a gente ?”. Mas continua o seu caminho. Começa a descer uma rampa e, a meio dela, começa a ouvir uma pedra a rebolar. Diogo vê a pedra a ir na sua direcção e começa a correr. Lá mais abaixo, cai ao desviar-se da pedra, esta parte-se aos bocados ao bater numa parede. Diogo resmunga para si: “bolas… agora já sabem fazer armadilhas e tudo, vou ter que ter mais cuidado”, levanta-se e sacode o pó da roupa e continua o caminho. Mais à frente vê uma casa, ouve barulhos nela, entra e segue o som que vai dar a um armário. Abre a porta e cai uma pessoa amarrada. Diogo desamarra-a, e essa pessoa faz lhe uma pergunta:
- Tenho uma pergunta a fazer-te: tens um cigarro?
- Não.
Entretanto aparece um homem de casaco preto, cheio de pó, e com um olho vermelho. Era o chefe da aldeia. Diogo levanta-se e tenta dar lhe um pontapé, mas ele agarra-lhe no pé e lança-o ao ar. Diogo cai desmaiado. Passado de um bocado, Diogo acorda noutro sítio, amarrado com o outro homem. Diogo pergunta-lhe o que ele fazia por ali, e ele respondeu que estava a pesquisar sobre o novo parasita. Estiveram a falar um bocado e entretanto aparece um zumbi, com um machado. Era aquele contra quem Diogo tinha disparado dois tiros. O zumbi coberto de sangue tenta matar Diogo, mas Diogo teve uma ideia: Diogo ía para um lado e Mauro para outro, e assim foi, e o zumbi cortou a corrente que os prendia. Diogo levanta-se e torce-lhe o pescoço, enquanto isso Mauro foge. Diogo vai a sair da casa e vê um senhor que lhe diz:
- Por aqui, estrangeiro.
Diogo segue-o, para trás da casa e o homem diz-lhe assim:
- Tenho aqui armas à venda, quer comprar alguma?
- Pode ser, o que tens?
- Uma metralhadora TMP e uma espingarda, quanto é que custam?
- A espingarda custa 350 pesetas e a metralhadora custa 400 pesetas.
- Vou comprar a espingarda. Muito obrigado.
Diogo faz a compra e vai-se embora. Abre um portão e de repente um zumbi grita: “ali esta ele”, os outros ouviram e vieram a correr, com machados, tochas de fogo e forquilhas. Diogo pega na espingarda e dispara. Eram tiros nas pernas, nas costas, em todo o lado, mas eles mesmo feridos continuavam a avançar.
Diogo lembrou-se do parasita e começou a disparar para o peito deles e eles começaram a morrer mais depressa. “Aleluia, estava a ver que era preciso partir-lhes os dentes! Estavam a ficar tão perto… bom, mas agora já sei o ponto fraco deles.” Diogo continua a sua rota.
(continua)

(Diogo)

O sonho comanda a vida


Faz hoje (24 Nov.2006) exactamente cem anos que nasceu uma das maiores figuras da cultura portuguesa, na minha modesta opinião.
Rómulo de Carvalho foi um extraordinário investigador, cientista, professor e pedagogo. Destacou-se também como um produtivo divulgador de temas científicos, através da publicação de muitos livros onde aborda temas “difíceis” com uma linguagem clara e acessível a todos.
Com o pseudónimo de António Gedeão, consagrou-se como um dos grandes poetas do século XX em Portugal. Poema para Galileo, Lágrima de Preta, Pedra Filosofal, são os seus poemas mais conhecidos. Este último tornou-se uma “bandeira” para a juventude dos finais dos anos sessenta / princípio dos anos setenta em Portugal, na sequência da canção composta por Manuel Freire e apresentada no famoso programa televisivo Zip-Zip em 1968.

Aqui fica a minha homenagem a este grande homem, aconselhando a todos que vejam (ou gravem) hoje, 6ª feira 24 Nov., um programa de retrospectiva que vai passar na
RTP 2: às 23:30.

A quem puder, aconselho também uma visita à exposição “ANTÓNIO É O MEU NOME” sobre Rómulo de Carvalho/António Gedeão patente até 6 de Janeiro de 2007, na Biblioteca Nacional , em Lisboa - Campo Grande, 83 - Tel.: 217 982 000 2ª a 6ª - 10h00-19h00 Sábados até ás 17h30 Encerra aos domingos. Entrada gratuita.

Mais informação :

JL – Jornal de Letras Artes e Ideias nº 943 ( 22 Nov a 05 Dez 2006) desta quinzena

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/ciencia/p24.html

http://www.citi.pt/cultura/literatura/poesia/antonio_gedeao/biografia.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B3mulo_de_Carvalho

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3776&op=all


Pedra Filosofal (1956)
Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

fotografia de : Eduardo Gageiro

(dt)

21 novembro 2006

Corta - Mato da Escola

Como sabes, vai realizar-se o Corta-Mato da nossa Escola/Agrupamento.
Será no próximo dia 12 de Dezembro, de manhã.

Podes saber mais sobre esta prova em:

http://ef_noronhafeio.blogs.sapo.pt/

O mapa com os percursos já está afixado no placard do pavilhão. Nas próximas aulas de Educação Física faremos as nossas inscrições.

A nossa turma vai participar com uma equipa espectacular!!!
Contamos contigo!


(dt)

20 novembro 2006

Endereço Electrónico

Caso não seja possível entregarem os vossos trabalhos pessoalmente ao D.T., podem, a partir de agora, fazê-lo para o seguinte endereço de e-mail:

dt_professor@sapo.pt

Relembro que os temas desta semana são "O Tabagismo" que tratámos na última aula de Formação Cívica e "A Anorexia" de que falaremos na próxima sexta-feira.

Este endereço de e-mail está também disponível para qualquer outro tipo de contactos convosco ou com os vossos pais e/ou encarregados de educação.

Agradeço que os textos venham em word e as imagens em .jpg.

(dt)

09 novembro 2006

Dia Nacional do Não Fumador (17 Nov.)



Como sabes, no próximo dia 17 de Novembro comemora-se o

Dia Nacional do Não Fumador.

Na sequência da discussão que tivémos sobre este tema, aqui ficam alguns "sítios" da net onde vais encontrar informação que te pode servir de apoio para elaborares o teu trabalho ( texto, desenho, ou ambos).

http://cardiologia.browser.pt/PrimeiraPagina.aspx?ID=18

http://web.rcts.pt/escolovar/cigarro_naofumar.htm

http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/

http://pt.help-eu.com/pages/intro-npascom-1-155-NOT_STARTING.html

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=n%C3%A3o+fumador&meta=

Bom trabalho !

(dt)

07 novembro 2006

Foto da nossa Escola

A Importância dos Pais e Encarregados de Educação

Caros encarregados de educação:

A dinâmica da sociedade, nos últimos anos, tem conduzido as famílias e os encarregados de educação a uma realidade que os impede de desempenharem o papel que tradicionalmente lhes cabia na educação dos seus filhos, tornando cada vez mais necessária uma relação de complementaridade entre a escola e a família, por forma a garantir aos jovens um desenvolvimento integral e equilibrado. Quando as interacções entre a escola e a família são positivas e existe um trabalho em parceria, os alunos aprendem a valorizar mais a escola, porque vêem que ela é valorizada pela sua família. Desta forma, a colaboração entre a escola e as famílias promove, nas crianças, sucesso escolar, auto-estima, atitudes positivas face à aprendizagem, independência e realização pessoal.

Por um lado, os pais, ao apoiarem a vida escolar dos filhos, sentem-se mais implicados e aumentam as suas expectativas relativamente ao seu percurso escolar, contribuindo para que as crianças e os jovens tenham também melhores expectativas e melhorem a sua auto-confiança, auto-estima e auto-conceito académico. A este processo chama-se “efeito de Pigmalião dos pais”. Por outro lado, este envolvimento dos pais eleva também a expectativa dos professores relativamente aos alunos, a qual exerce igualmente influência no rendimento escolar deles, através do efeito de Pigmalião, que assim se torna duplo.

Grande parte da diferença no desempenho escolar, principalmente a nível da competência verbal, deve-se às diferenças no ambiente familiar, sendo que a variável que mais contribui para estas diferenças no ambiente familiar é aquilo que os adultos fazem, no decurso das suas interacções com as crianças, e não o seu estatuto, seja ele de carácter económico ou de habilitações literárias.
O envolvimento parental na aprendizagem não se consubstancia apenas no ensino, em casa, das matérias escolares, quer directa quer indirectamente, através da formulação de perguntas ou da resolução de exercícios, mas antes numa certa atitude que ensina a criança a antecipar as consequências, a responsabilizar-se e a organizar-se face às tarefas e a dar opinião sobre assuntos correntes.

A importância do ambiente familiar para a aprendizagem, aponta para a necessidade da escola desenvolver estratégias no sentido de aumentar o envolvimento individual de todos os pais ( encarregados de educação) no dia-a-dia da vida escolar dos filhos (educandos). Esse envolvimento implica apoiar no trabalho de casa e exprimir as suas expectativas relativamente ao sucesso escolar, mas também controlar o visionamento da televisão, ler histórias às crianças, partilhar actividades de tempos livres, implicar as crianças em tarefas do quotidiano familiar, solicitar e ouvir as suas opiniões, etc.

Sabemos hoje que os indicadores mais precisos do aproveitamento de um aluno na escola não têm a ver com o seu nível sócio-económico, mas sim com o ponto até ao qual a família do estudante é capaz de criar um ambiente propício à aprendizagem, transmitindo boas expectativas em relação ao aproveitamento e à futura carreira dos seus filhos, envolvendo-se activamente na educação deles, quer na escola, quer na comunidade.

Neste sentido, permitam-me algumas sugestões relativas ao acompanhamento dos vossos filhos (educandos), que considero importantes, como pai e professor:

1- MOSTRE INTERESSE PELA ACTIVIDADE ESCOLAR DO SEU EDUCANDO
a) Saiba como lhe correu o dia na escola;
b) Pergunte-lhe se tem trabalhos de casa e testes marcados;

2- ESTABELEÇA EXIGÊNCIAS CLARAS EM RELAÇÃO À ESCOLA
a) Ser assíduo e pontual;
b) Fazer sempre os trabalhos de casa;
c) Levar sempre o material necessário para as aulas;
d) Nunca faltar ao respeito a professores e funcionários;
e) Saber distinguir o comportamento em aula (estar atento, respeitar as instruções do professor, cumprir as tarefas da aula, falar na sua vez após levantar o braço, levantar da carteira com autorização do professor, participar com oportunidade, fazer perguntas em caso de dúvida, desligar telemóveis) e no recreio;
f) Dar o seu melhor (atenção, concentração, esforço).

3- CONSULTE O HORÁRIO
a) Saiba as disciplinas que o seu educando vai ter no dia seguinte.

4- VERIFIQUE O MATERIAL
a) Confirme o material indispensável de que o seu educando precisa para as aulas do dia seguinte.

5- CONTROLE OS CADERNOS DIÁRIOS
a) Assegure-se que o seu educando faz sempre os trabalhos de casa.

6- CONTROLE A CADERNETA DO ALUNO
a) Verifique se existem mensagens dos professores para o encarregado de educação.

7- COLABORE COM O DIRECTOR DE TURMA E OS DEMAIS PROFESSORES
a) Utilize os canais de comunicação postos à sua disposição. Coloque sempre as suas dúvidas, faça perguntas, participe na vida da escola;
b) Compareça na escola sempre que chamado pelo director de turma;

8- ESTIMULE O SEU EDUCANDO A LER E SEJA CÚMPLICE DELE NA REALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES LÚDICAS, DESPORTIVAS E CULTURAIS

9- ENCORAJE O SEU EDUCANDO A ACREDITAR NAS SUAS CAPACIDADES, a ter confiança em si, valorizando as suas realizações escolares positivas e ajudando-o a ultrapassar as mais negativas.

10- DÊ UM BOM PEQUENO-ALMOÇO AO SEU FILHO (productos lácteos e cereais sempre presentes).

11- CONVERSE COM O SEU FILHO SOBRE AS QUESTÕES DA VIDA.
a) Ajude-o a perceber e a evitar os comportamentos de risco como o consumo de alcool e drogas;
b) Encoraje-o a dizer NÃO, a situações que ponham em risco a sua segurança e a sua saúde.

12- ESTIMULE O SEU FILHO A CRIAR UMA ORGANIZAÇÃO PESSOAL
a) Ter um local certo na casa para estudar;
b) Estabelecer um horário de estudo diário (para fazer trabalhos de casa, estudar antecipadamente para os testes, organizar o material para o dia seguinte, realizar pesquisas);
c) Usar moderadamente a televisão, o computador e a consola de jogos;
d) Desenvolver hábitos de higiene pessoal;
e) Participar nas tarefas de organização doméstica;
f) Deitar cedo.

Contamos consigo!

(dt)

Atendimento aos Encarregados de Educação

A hora semanal de atendimento do director de turma aos encarregados de educação é às TERÇAS - FEIRAS das 10:50 às 11:35.

É possível o atendimento em qualquer outra ocasião, desde que previamente marcada com o d.t., via telefone da escola ou caderneta do aluno.

(dt)

Benvindo(a) ao nosso Blogue !

Olá, benvindo(a)!

Este é o Blogue do 6ºC da Escola Noronha Feio (Queijas) no ano lectivo de 2006/2007.
Vamos usar este espaço como mais uma ferramenta de comunicação entre alunos, encarregados de educação e professores da turma.

Contamos com a colaboração de todos. O blogue será o que todos quisermos que ele seja!
Aqui publicaremos os contributos que nos fizerem chegar.
Dúvidas ? Um contacto com o director de turma... e todas serão esclarecidas.

Bom ano de trabalho (e não só)!
Fernando Godinho (d.t.)