04 dezembro 2006

Anorexia


A anorexia surge mais na adolescência e mais em mulheres. A recusa em alimentar-se é devida a uma obsessão pela magreza e a um medo mórbido de ganhar peso.

Os principais critérios que apontam para um diagnóstico de anorexia são os seguintes:
  • Recusa em manter o peso corporal em nível igual ou acima do mínimo adequado à idade e à altura ( exemplo: perda de peso livando a valores abaixo dos 85% do peso esperado)
  • Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo, mesmo com peso abaixo do normal
  • Perturbação no modo de encarar o seu próprio corpo, com negação do baixo peso corporal actual
  • Ausência de três ciclos menstruais consecutivos

Consequências da anorexia e da bulimia:

"Passar fome": sono irregular; obstipação; dificuldades de concentração; dificuldades de raciocínio; depressão; frio; fragilidade óssea; músculos atrofiados; cansaço; morte

"Vomitar" : ácido gástrico destrói a protecção dos dentes; face inchada (devido ao inchaço das glândulas salivares); arritmia cardíaca; músculos fracos; lesões no fígado; ataques epilépticos

"Uso de Laxantes" : dores de barriga persistentes; dedos inchados; lesões nos músculos intestinais (o que pode causar obstipação crónica)

TRATAMENTO:
Há uma dificuldade no tratamento da doença, pois muitas vezes o indivíduo nega a sua doença. O indivíduo pensa que os médicos estão contra ele. E, nesse sentido, os médicos devem tomar precauções : elogiar os progressos, avisar a família quando há necessidade de internamento e ter em atenção a possibilidade de recaídas, pois a anorexia nervosa pode reaparecer.

(Ana Margarida)